Conheça o Ipiranga
A Padaria Grão do Ipiranga foi montada e inspirada no próprio bairro, homenageando toda sua história e tradição. Por isso, antes de falar “Quem Somos” como a maioria dos sites faz, resolvemos contar um pouco sobre a história do bairro do Ipiranga, que faz parte da nossa rotina e do dia-a-dia das pessoas que frequentam a Padaria.
E, para aqueles que ainda não conhecem este tradicional bairro de São Paulo, fica aqui o nosso convite para visitarem os pontos turísticos e históricos do Ipiranga, é um passeio que vale a pena!
O Bairro do Ipiranga
“Ipiranga” é uma palavra de origem Tupi-Guarani e significa algo como “Rio Vermelho”, nome que os índios deram para o local devido ao riacho de água barrenta que passa por ali.
Os primeiros registros que se têm da região do Ipiranga nos levam à 1510, época em que João Ramalho habitava, juntamente com os índios, a área do Planalto Piratininga, compreendida entre a margem direita do Ribeirão Guapituva até a aldeia do cacique Tibiriçá. Até o final do século XVI, a região já contava com uma comunidade de aproximadamente 1500 pessoas, que se estendiam por toda a colina ribeirinha do Tamanduateí. A localização privilegiada – no caminho do mar – favoreceu a concentração e expansão de sítios e fazendas, com consequente desenvolvimento do comércio – uma das características do bairro do Ipiranga até hoje.
Em 7 de setembro de 1822, às margens do mesmo riacho que deu origem ao nome do bairro, Dom Pedro I eternizou a celebre frase “Independência ou Morte!”, iniciando o processo de emancipação política do território brasileiro do Reino Unido de Portugal, levando à independência do Brasil. Esta cena inclusive é citada na primeira estrofe do Hino Nacional “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas”.
Após o fato, a Família Real encomendou um quadro ao artista Pedro Américo que terminou de pintá-lo em 1888, retratando de forma artística a cena da Independência do Brasil. Esta obra está exposta no Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga.
O Museu e o Monumento do Ipiranga, inaugurados respectivamente em 1895 e 1922, têm suas histórias iniciadas logo após ao feito histórico de Dom Pedro I. Eles representam, juntamente com o Parque da Independência, o marco histórico da independência do Brasil, para orgulho dos moradores do bairro e de São Paulo.
Localizado na região sudeste da cidade, o Ipiranga é rota para quem segue para o litoral sul, o que o torna uma ótima opção para paradas com a família, seja a passeio e turismo ou para aproveitar as excelentes opções de restaurantes, bares e padarias da região.
Visite hoje mesmo o Bairro do Ipiranga!…
…e dê uma passadinha para conhecer a Grão do Ipiranga: Um novo conceito em Padaria!