Você sabia que o sorvete existe há mais de três mil anos?
A história desta deliciosa e refrescante sobremesa começou com os chineses, que misturavam neve com frutas criando uma espécie de creme. Esta técnica foi passada aos árabes, que batizaram suas caldas geladas de “sharbet”, e mais tarde os franceses também aprimoraram a receita e passaram a chamá-la de “sorbets”.
Na Grécia, durante os banquetes de Alexandre, o Grande, e também em Roma, nas famosas festas grastronômicas do imperador Nero, os convidados já degustavam frutas e saladas geladas com neve. O imperador mandava seus escravos buscarem neve nas montanhas para misturar com mel, polpa ou suco de frutas.
Porém, a grande revolução na história dos sorvetes aconteceu com Marco Polo que trouxe do Oriente para a Itália, em 1292, o segredo do preparo de sorvetes com técnicas utilizadas até hoje. Os sorvetes se popularizaram e se espalharam por toda a Europa, chegando logo aos Estados Unidos. A primeira produção em escala industrial ocorreu em meados dos anos 1960, nos Estados Unidos, que é atualmente o país que mais produz sorvetes no mundo todo.
Aqui no Brasil o sorvete ficou conhecido em 1834, quando dois comerciantes cariocas compraram 217 toneladas de gelo e começaram a fabricar sorvetes com frutas brasileiras. Na época era chamado apenas de “gelado”.
Gostou desta história? Na Padaria Grão do Ipiranga você também encontra diversas opções de sobremesas geladas para refrescar o calor do verão!
Galeria de Fotos “Curiosidades”: